classicismo
& o novo minimalismo

Outono/Inverno 2018-2019

“Classicismo. Um breve, e perfeitamente equilibrado, instante de posse completa de formas.”

Na Roma antiga, os cidadãos de classe alta eram chamados de classicistas. A descrição ostentava uma implicação de qualidade que ainda é actual: falamos de um trabalho que é um ‘clássico’ no sentido de que é um modelo que merece ser seguido.

Desenvolvido em Roma no final do século XV, o estilo clássico foi difundido particularmente entre os artistas renascentistas. O seu objectivo era capturar a precisão da era antiga que, para eles, representava a possibilidade de obter beleza absoluta em sua arte.

O classicismo criou um padrão de civilização contra o qual a sociedade contemporânea poderia ser julgada, um padrão que prevalecia no início do período moderno. O que começou como um hobby literário elitista, florescido desde o tempo de Petrarca, foi aplicado a todas as facetas da vida – da educação e da política à música, arte visual e arquitectura. O ideal clássico era algo pelo que lutar e, trabalhando nesse sentido, os adeptos desenvolviam novos métodos para alcançar o ideal. Eles tinham certeza de que a arte é governada por regras, regras estas determinadas pela razão.

O classicismo invoca as características normalmente associadas à arte da antiguidade – harmonia, clareza, simetria, proporção, contenção, universalidade e idealismo.

A preocupação do classicismo é sempre com o ideal, tanto na forma quanto no conteúdo, expressando o máximo, dizendo o mínimo.

bow

Laçadas largas e fluídas realçam o romantismo e delicadeza da silhueta feminina, criando um impacto de sofisticação imediato.

lines

As linhas elásticas surgem como um ponto de equilíbrio entre a forma e a função. Com elementos simples e estruturais que enfatizam a leveza e a força.

pipe

Detalhes de vestuário técnico e desportivo ganham destaque sobre as formas minimais que constroem a linha Pipe.

strap

Duas Fitas precisas sobrepõem-se harmoniosamente à simplicidade das formas que constroem esta linha de desportiva e minimal.

fiber

Com enfoque num design simples, a estética minimalista ganha vida através de texturas inesperadas e fibras sintéticas de grande elasticidade.

pure leaf

Padrões sazonais adicionais elegância subtil às formas paradigmáticas de cada modelo único.

laced oxide

A linha laced oxide contrasta padrões orgânicos e irreverentes contra a elegância do preto, para um efeito surpreendente.

slange

Reflexos naturais destacam a ousadia e a sofisticação das texturas luxuosas desta estação. O brilho nos tons preto, prata e cobre dominam o cinza da estação fria.

wrinkled

Com sua delicadeza exuberante, as rugas assumem o papel principal neste inverno, adicionando uma pitada de elegância absoluta aos guarda-roupas femininos.

zipper

Formas marcantes e materiais inesperados ganham vida através de fechos simples e modernos, práticos e perfeitos para qualquer hora do dia.